O mais relevante
- O Conar define o que pode e o que não pode na publicidade de casas de apostas e cassinos online
- O documento Anexo X apontou cinco princípios que devem ser o guia da publicidade para esse mercado
- O Conar torna claro que toda a comunicação deve ter o foco no público adulto.
O que é permitido ou não na publicidade de casas de apostas e cassinos online
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) anunciou recentemente suas diretrizes para a comunicação de empresas no setor de iGaming no Brasil. Algo esperado e desejado pelo mercado após a sanção presidencial para lei de apostas.
Chamado de Anexo X, o documento será uma ferramenta essencial para que anunciantes, agências publicitárias, casas de apostas e cassinos online possam se comunicar com o público brasileiro seguindo a legislação vigente.
Quais regras de publicidade são definidas no Anexo X
O Conar buscou em experiências internacionais quais seriam as melhores práticas publicitárias para essa nova indústria que tanto cresce no país. O documento definiu ainda o que pode e o que não pode em cada formato, seja mídia online, seja mídia offline.
Segundo o texto, cinco princípios devem guiar esse tipo de publicidade no Brasil:
1 – Princípio da Identificação Publicitária
- Toda publicidade deve ser facilmente identificada e reconhecida pelos consumidores;
- O anunciante deve exibir – assim que definida a regulamentação – o número da licença e os canais de atendimento.
2 – Princípio da Veracidade da Informação
- Toda a publicidade deve comunicar uma oferta verdadeira;
- Está proibido promessas de ganhos certos ou apelos enganosos sobre isenção de riscos.
3 – Princípio da Proteção a Crianças e Adolescentes
As publicidades envolvendo apostas e os melhores cassinos online não terão crianças e adolescentes como o público-alvo da comunicação;
Toda peça publicitária deverá conter o símbolo 18+.
4 – Princípios de Responsabilidade Social e Jogo Responsável
- Não associar apostas ao sucesso;
- Não sugerir como uma alternativa ao emprego;
- Não oferecer crédito ou empréstimos;
- Não promover como uma forma de aliviar problemas.
5 – Cláusula de advertência: mensagens de jogo responsável
- Toda publicidade deve motivar as pessoas a jogarem com responsabilidade;
- Informar que apostas não funcionam como investimentos
- Aposta é assunto para adultos.
Outros tópicos relevantes para a publicidade no ramo das apostas
Um dos focos do Anexo X é a proteção de jovens e adolescentes. Em peças publicitárias com imagens de atores e modelos, segundo o documento, “essas pessoas deverão ser e parecer maiores de 21 anos de idade”.
A comunicação pelas redes sociais deve usar canais, perfis ou influenciadores que tenham como o seu público-alvo os adultos. E todos perfis e páginas da Internet de empresas do ramo necessitam ser verificadas oficialmente, por meio de ícone de verificação de titularidade de serviço.
Todas as recomendações acima foram celebradas, sobretudo pelos agentes do setor. Andre Gelfi, presidente do Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR), afirmou que o Anexo X “está em linha com as melhores práticas” e “são absolutamente pertinentes”
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